26 January 2013

Opinion | A transparência na blogosfera




O artigo do jornal Expresso sobre quanto é que os bloggers portugueses podem ganhar num mês,
trouxe à baila um tema que considero extremamente crucial na blogosfera: a transparência.

Em primeiro lugar, na minha opinião, não há nada de errado em receber ofertas/dinheiro por esse trabalho!
(desde que essas somas avultadas sejam devidamente descontadas!)
Estamos a falar de uma actividade que exige tempo/dedicação e merece recompensa!

A questão que me deixou decepcionada, foi perceber que muitos recebem dinheiro para publicitar o artigo x ou y,
e os mascaram de "dica de amiga" ou "sugestão do dia"!

E, se, por um lado, sabermos que alguém recebeu 500€ para dizer a sua opinião sobre um artigo,
pode levar-nos a duvidar da imparcialidade do que está escrito, ocultar isso poderá, por seu turno, ser um acto de má fé.
Além de que, uma vez descoberto, pode afectar a credibilidade de quem publica a sua opinião.

Sendo uma blogger amadora, durante muito tempo não pensei no assunto;
eu própria recebi durante muito tempo roupa para usar e dar a minha opinião, 
sem nunca me ter preocupado em discriminar em cada post, pensava que estava implícito.
Comecei a perceber que, para aqueles leitores que não têm blogs de moda, não é nada implícito!
Mesmo quando eu dizia, ocasionalmente, que a peça x ou y tinha sido oferecida, essa informação não chegava a todos!
A partir daí, comecei a incluir o "c/o" nas minhas descrições de produto, representando quais os produtos que tinham sido ofertas ("courtesy of").

Outro exemplo é o post que fiz a "avisar" que me tinha inscrito no Reward Styleonde poderei ganhar comissões através das vossas compras!

Não há regras sobre o que se deve ou não deve fazer, nem códigos deontológicos,
mas eu decidi escrever uma página no blog denominada disclosure onde deixo bastante claro 3 pontos:

1. recebo roupa grátis e coloco os links para as mesmas (habitualmente tenho um banner da marca);

2. coloco links de afiliação ao longo dos meus posts, com os quais poderei receber comissões na ordem dos 7-10%;

3. ocasionalmente, serei compensada monetariamente por referir uma marca ou site no blog
(sempre em concordância com o meu estilo e/ou dos meus leitores!), e tal será referido, no final do post.
(as somas a que me refiro são obviamente, bastante mais baixas do que o exemplo acima!)

Para mim faz-me sentir melhor que os meus leitores saibam o que poderei ganhar com o facto visitarem o My Fashion Insider!
Há pessoas que me chamarão de inocente (já que até as revistas são patrocinadas e também não o referem),
mas eu não estou aqui para enganar/omitir nada a alguém!
Sou apenas uma amadora no meio disto tudo, mas uma amadora dedicada e cheia de paixão,
e dedico imensas horas a este cantinho.
Ser compensada de alguma forma por esse esforço não é algo de que me envergonhe, por isso partilho-o com aqueles que me ajudam na caminhada!

Tenho a convicção de que se a omissão e a mentira são a norma, 
a honestidade assume um carácter precioso e único e é o caminho a tomar!

Não vou estar a dizer bem daquilo que não conheço, nem a dizer que foi a amiga da vizinha que me falou disto, ou que comprei x e adorei!
Tenho respeito por quem me lê e ouve a minha opinião e tentarei ser sempre o mais sincera e clara possível, porque vocês merecem!

That's all!
(como diria a Meryl Streep n' "O Diabo veste Prada")

13 comments:

  1. Adorei a tua transparência neste post! Acho que é algo que falta muito no mundo da blogosfera, e admiro-te muito por o fazeres! É por estas e por outras que és e serás sempre das minhas bloggers favoritas! ;)
    Beijinhos grandes*

    http://freefallfeather.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Não podia concordar mais contigo. Não acho mal que as pessoas sejam pagas pelo trabalho, mas acho mal serem publicados artigos só assim naquela da "dica da amiga", onde nem a própria pessoa se identifica com a marca. Isto quase me faz lembrar o assunto de bloggers que só vão a eventos para receberem os gifts. Infelizmente hoje em dia a honestidade é uma coisa rara, mas ainda bem que existe pessoas como tu. Beijinho grande :) *

    ReplyDelete
  3. Concordo contigo nadia, o teu blog é dos mais sinceros que vejo, sem problemas nenhuns em dizer aquilo que pensas. E assim continuas a cativar os leitores, porque acho que é das grandes qualidades que te destingue!
    beijinho,
    Di

    ReplyDelete
  4. Tens toda a razão! Não poderias estar mais certa. Odeio principalmente quando vejo "publicidades" a produtos que provavelmente nem são bons, mas só o fazem porque ganham dinheiro com isso! Muito bem :)

    ReplyDelete
  5. Concordo totalmente contigo! E já todas percebemos que tu te marcas pela honestidade, e ainda bem!

    E concordo plenamente contigo, todos merecem ser compensados pelo seu trabalho, mas há que mostrar que é trabalho e não o disfarçar de "sou tão tua amiga que te vou contar um segredo"! :)

    ReplyDelete
  6. "Tenho a convicção de que se a omissão e a mentira são a norma,
    a honestidade assume um carácter precioso e único e é o caminho a tomar!"
    e um aplauso para ti!
    és das bloggers que mais admiro também pelo facto de seres tão transparente e pura e tudo o que fazes e dizes. que continues assim, que eu por aqui hei-de continuar :D
    beijinhos *

    ReplyDelete
  7. E é assim que deve ser. POrque é que não hás-de ser compensada pelo teu trabalho neste blog? Se esse trabalho tem qualidade - que quanto a mim tem - se fazes um bom trabalho e lhe dedicas bastante do teu tempo pessoal - e eu sei que sim - e se por cima disso tens uma média de visualizações brutal, acho que é do interesse das marcas patrocinarem este espaço visto que vão chegar a muitos potenciais comsumidores. Também acho que não seres honesta nas reviews que possas vir a fazer não seria benéfico para ti como pessoa, e penso que a tua consciência não to permitiria. A mim incomoda-me mais o facto de ver por aí tanta coisa sem qualidade nenhuma e com montes de patrocinios e a fazerem reviews que se vê tão bem serem falsas... isso sim, incomoda-me e são bloggers cujo trabalho a mim faz-me rir. Vê-se que não dispensam assim tanto tempo com o blog, vê-se que aqueles posts foram encomendados, mas mesmo assim as marcas continuam a apostar nesses bloggers, porque vá-se lá saber porquê, têm uma quantidade brutal de seguidores e de visualizações. Quando 90% do tempo nem sequer sabem escrever nas suas linguas mãe...é triste.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Adoro a tua maneira de lidar com este tipo de assuntos. Não escondes nada e fazes-nos confiar em ti. Não és arrogante e estás sempre disponível para esclarecer os teus seguidores. Continua assim :)

    ReplyDelete
  9. Concordo com tudo o que disseste e gostei bastante da tua transparência. Eu sou a favor que se remunere o trabalho das bloggers, apenas acho que devem ser dadas opiniões sinceras à cerca das coisas.

    beijinho

    ReplyDelete
  10. Eu por acaso só li no website do Expresso um pequeno artigo sobre a história dos Bloggers receberam dinheiro por causa de X ou Y e os banners. E fico do género, olho para a direita lá no website da Expresso e vejo um Banner da TAP, eles por acaso tem algum disclaimer ou disclosure a explicar o porquê daquele Banner estar ali? Vão me dizer que eles também não recebem dinheiro por isso? Banners de publicidade are freaking everywhere! Seja nos Blogs, no Youtube, nos emails, websites dos media, nas revistas e jornais até no FACEBOOK! No Facebook, aquelas páginas sugeridas do lado direito para fazermos Like não aparecem só porque sim. São pessoas que pagam para terem destaque na página deles... -_-. Tou para ver no dia em "descubrirem" que existe gente que ganha a vida a fazer vídeos no Youtube, uuiiiii aí vai ser a morte do artista. Em Portugal não sei bem como é, mas no Estados Unidos uufff o pessoal ganha bem, MESMO BEM!

    Por isso no ano passado decidi fazer um separador no meu Blog a dizer "Disclaimer". Notei que havia várias Bloggers do Reino Unido (as grandes) que tinham este Disclaimer. Normalmente é para avisar que as opiniões são minhas, falarei bem e mal se necessário de algum produto, tentarei sempre mencionar se as coisas foram compradas ou oferecidas e assinalar com um asterisco (*).
    Por isso o aviso fica sempre lá, só não lê quem não quer XD.

    Eu só espero
    xoxo
    K.
    http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  11. Também concordo contigo. Não há nenhum mal em ganhar dinheiro ou receber ofertas com o blog, afinal, mantê-lo exige horas de dedicação. Não referir quando um produto é oferecido para o efeito de publicidade, além de má fé, é publicidade enganosa. Ao fazer isso estão a enganar os leitores com uma "opinião", muitas vezes, totalmente parcial. Por esse motivo já deixei de ir a muitos desses blogs portugueses conhecidos porque sinto que me estão a enganar e impingir produtos apenas pela ganância. Deixaram de ser blogs de moda e são plataformas de publicidade barata (porque para qualquer marca compensa muito mais dar 500 euros a uma blogger do que pagar milhares por cartazes de rua). Gostei da tua sinceridade ^^ E acho que por isso é que também tens cada vez mais visitantes :) happy blogging ^^

    ReplyDelete
  12. Adorei o teu post!

    Eu só comecei a vir para o mundo dos blogs no inicio de dezembro, mais ou menos na altura que criei o meu blog pessoal, portanto ainda sou muito nova nisto e muito noob...eu não fazia ideia que havia marcas a patrocinar bloggers, e que ofereciam roupa e acessórios, e que as bloggers podiam ganhar dinheiro! É tudo muito novo para mim! Eu tenho o meu blog...e nem estou a pensar um dia ganhar seja o que for com ele, eu escrevo por prazer, gosto de dizer o que fiz, o que faço, o que comprei...e isto ainda é tudo tão estranho para mim!

    Eu acho que não há mal nenhum em receber dinheiro ou roupa! Acho mal quando vêm dizer que é dica de amiga quando não o é...não me parece ético!...Por isso é que gostei do teu post! Pareces-me bastante honesta, o que é óptimo :)

    Beijinhos grandes!

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  13. muito bom nádia, concordo plenamente contigo!

    ReplyDelete

Partilha o que pensas e não te acanhes! ;)
Se fizeres alguma questão directa, eu responderei no post! Para receberes um aviso com a resposta basta clicares em "subscribe by email".

Se preferires, podes contactar-me por e-mail (myfashioninsiderblog@gmail.com) ou através da página do Facebook (sou mais rápida)!

P.S. Aqui há espaço para críticas, mas insultos, ataques pessoais e demais despropósitos não serão publicados!

ShareThis