05 February 2013

Opinion | As Giveaways falsas



Está visto que "escrúpulos" constitui uma espécie em vias de extinção...
eis que surge mais um escândalo que, a provar-se verdade, é uma vergonha imensurável!

Falo de uma giveaway supostamente falsa de 2 mini iPads realizada pelo blog Oli Worlds, que começou ainda em 2012 e nunca chegou a ter vencedores reais!

Uma leitora, Olivia, apercebeu-se que os nomes publicados não correspondiam a nenhuma participação e averiguou a situação junto dele.
Muito indignado, negou qualquer ilegalidade, desculpando-se com um lapso de nomes e dizendo que já teria contactado os vencedores, referindo a Susana Moreira.
A Olivia contactou a suposta vencedora e esta não teria recebido prémio algum.
Há uns dias, o autor escreveu na sua página que a giveaway não era válida e que a marca o tinha enganado!

Não sei o que será verdade - podem ver os print-screens aqui - se realmente este blogger caiu na cantiga do vigário, 
ou se, como algumas pessoas pensam, terá realizado a giveaway falsa propositadamente.

De qualquer das maneiras, quis avisar-vos por dois motivos:

1. para evitarem serem enganados pelas marcas (pode acontecer a qualquer pessoa!) - 
têm de verificar quem vos contactou, ver os sites, os blogs...confirmar que efectivamente existe!

2. para saberem que há quem possa estar a fazer uma giveaway com intenção de não dar o prémio a ninguém!
As giveaways falsas, além de obviamente imorais, constituem um crime de fraude!
Quando virem que um passamento é "bom demais para ser verdade", especialmente se associado a blogs com relativamente pouca visibilidade, desconfiem!
Ninguém morre por um "like" ou por seguir alguém, mas dar protagonismo a alguém mal intencionado, é dispensável!

Quem é capaz de usar falsos prémios para atrair seguidores, é, no mínimo, triste.
Este tipo de passatempos são uma óptima forma de trazer novos leitores a um determinado site ou blog,
além de serem uma excelente forma de recompensar os nossos leitores...
mas não devem ser usadas como insufladores de ego, 
do género "ai-tenho-tantos-likes-na-página-e-vou-fazer-mais-esta-giveaway-de-uma-unha-do-pé-para-ter-mais-e-ser-mais-fixe!"
E, acima de tudo, devem ser verdadeiras!
Se isto continua, ainda pega moda começar a dizer que oferecemos uma mala Chanel, em troca de uns míseros "likes"...

O que é que vocês acham do assunto?

24 comments:

  1. Quando li o que o rapaz disse sobre o caso dei o beneficio da duvida, afinal poderia ter sido enganado! Depois numa outra visita à pagina do blog uma leitora estava a queixar-se de que poderia tudo ser uma "burlice" e que certamente teria sido um golpe publicitário!Ora bem, das duas uma! Ou os leitores desse blog tem neurónios e retiram o like, ou continuam a ser enganados pelo menino fixe que tira fotos nos provadores da Zara! É a minha opinião, foi esperto, mas lixou-se! Eu já tirei o meu like, afinal para burlices na blogosfera já temos lovers que cheguem!

    beijinho

    ReplyDelete
  2. Ui, não fazia ideia que as pessoas chegavam a esse ponto na blogosfera...que ridiculo e triste...

    ReplyDelete
  3. Por acaso não sabia dessa situação. Eu pessoa de desconfiar um pouco quando oferecem de mais. Eu neste momento estou com um giveaway em parceria com a Firmoo, mas antes de acertar as coisas li com atenção o email que me tinha enviado e só depois é que aceitei. Não sabia desse tipo de fraude pois o blog do rapaz parece ser bem consistente!!
    Beijinho querida,
    Rute

    ReplyDelete
  4. Nunca participei em giveaways "demasiado bons para serem verdade" exactamente por histórias como esta... Participo naqueles que estão associados a marcas que eu conheço ou que têm um site verificado e real e claro, naqueles que são feitos, carinhosamente, por bloggers. Já ganhei vários giveaways. Até agora só houve um que nunca me chegou a casa mas nem valorizei :)

    ReplyDelete
  5. Acho triste que esse menino tenha que recorrer a formas muito baixas para promover o seu blog. Afinal, neste momento está a ter publicidade grátis!
    Os seguidores merecem o nosso respeito e acima de tudo honestidade da nossa parte, porque se não fossem eles nós não seriamos nada. *
    Muito triste a atitude dele...

    ReplyDelete
  6. Estou chocada... sou seguidora do blog e nem reparei nisto até porque ele faz tantos giveaways que nem vejo nenhum!

    ReplyDelete
  7. Desde que sou pequeno sempre ouvi dizer "quando a esmola é grande, o pobre desconfia".. e é exactamente isso. Também estou a tentar desvendar uma certa "marca" portuguesa, que está a tentar me enganar. Mas penso que consigo tirar-lhes a mascara.

    Beijinhos. (Adoro o blog!)

    ReplyDelete
  8. Sinceramente não tinha noção que se podia fazer esse tipo de fraudes e sair impune. Já que se as pessoas desconfiam disto deixam de seguir o blog e quem fica a perder é a própria pessoa. Sobre dar giveaways de produtos usados??? Não é pouco imoral da pessoa o fazer? Pelo menos que o diga que é de segunda mão.
    Por acaso ando com a ideia de fazer um. É preciso estar aliado a uma marca? E desculpa a indiscrição, achas incorrecto a pessoa o fazer para atrair leitores?

    Beijo

    ReplyDelete
  9. Não fazia ideia de que já se chegava a estes pontos na blogosfera! Nunca segui o blog do menino, confesso, mas fiquei muito triste com esta notícia! Seja erro dele, ou tenha sido ele enganado, não sei, mas é toda ela uma situação muito estranha, face aos dados/provas apresentados!

    Um beijinho Nádia *

    ReplyDelete
  10. Uma blogger que eu seguia - estrangeira - teve o seu blog pirateado enquanto esteve de férias, e sem net, por um outro blog que anunciou um giveaway em pareceria com o blog dela, de já não me lembro bem que prémio mas era algo muito bom - isto foi há 3 anos. Era tudo falso, e o que era preciso para participar era ser seguidor do tal outro blog, mas não do dela, onde estava anunciado o giveaway. A pobre da moça quando voltou de férias até se passou com a cena. Acontece de tudo na internet, de tudo...

    ReplyDelete
  11. Isto anda uma vergonha pegada, nem tinha dado conta de tamanha barraca!!
    xoxo JoID

    ReplyDelete
  12. Eu participei nesse passatempo e não me apercebi da nada :o De facto estranhei o prémio ser tão bom, mas sempre reparei que o blog tinha muitos passatempos assim, e achei que fosse "normal". Tenho de averiguar bem a situação, se de facto for verdade tenho de tirar o meu "like", isto não se admite!

    ReplyDelete
  13. Sad :\ já patrocinei imensos giveaways - e nenhum a meu pedido - e é óbvio que são uma óptima fonte de publicidade, mas isto é mesmo passar das marcas. É exactamente como dizes: é preciso verificar muito bem se o patrocinador é de confiança antes de o promover - afinal os bloggers associam automaticamente os seus nomes a essas marcas!

    Mas atenção, não pensem que é tudo igual - a maioria das marcas/lojas são de confiança :)

    ReplyDelete
  14. já me aconteceu ganhar um prémio no valor de 100$ e quem iria enviar o prémio era a patrocinadora... passou um mês e não recebi nada, falei com a bloguer, a bloguer falou com a rapariga e deu-me também o mail da rapariga para caso quisesse falar com ela. eu mandei lhe uma mensagem e a rapariga respondeu-me a mim e não há blogger, a dizer que tinha estado ocupada e bla bla que ia-me enviar mais brevemente possível... quando me enviou, o prémio não correspondia ao que prometeu, eram outros prémios e deviam ter muito menos da metade do preço. eu fotografei o que recebi, enviei à rapariga e à bloguer... a rapariga não me respondeu mais e a blogguer expôs a situação e pediu para tirarem o like que tinham posto quando participaram no sorteio e mostrou o post à rapariga... ela desculpou-se disse que devia ter sido um engano e bla bla bla... que me ia mandar um e-mail com um voucher para mandar vir coisas da loja dela... mas tal coisa nunca aconteceu... costuma-se dizer que a cavalo dado não se olha o dente... mas uma pessoa fica com esperanças de algo que não acontece.

    ReplyDelete
  15. acredita que já desconfiei de muitas giveways! primeiro eram prémios bons demais e depois os bloggers em questão não eram assim tão prestigiados para estarem a sortear prémios dessa categoria.
    enfim, não me admirada mesmo nada que fosse falsos, só para receberem seguidores, porque para muitas bloggers o que mais importa é o número que lá têm

    ReplyDelete
  16. Pois, não conheço o moço por detrás do blogger, por isso não sei se ele está a enganar ninguém até porque dia 31 de Janeiro ele já deu algumas explicações...Agora já se sabe que neste mundo todo o cuidado é pouco, tal como no mundo "cá fora" :(

    ReplyDelete
  17. Não sabia de nada disto :0

    É incrivel o que as pessoas se dão ao trabalho de fazer -.- estes casos devem e têm de ser deninciados!

    Um grande beijinho :)



    All about Lady Things 



    PS. Não deixes de ver o meu novo post AQUI!

    ReplyDelete
  18. Acho isto completamente inadmissível! Como é possível um blogger não verificar a veracidade do seu patrocínio??
    A mim infelizmente já me aconteceu um caso em que nunca recebi o prémio de um giveaway. E a blogger foi extremamente mal educada comigo, primeiro ignorou os meus e-mails e depois de eu lhe mandar um comentário para a página do fb do dito blogue, ela diz-me: "Aí eu não tenho nada a ver com isso, porque quem faz a entrega é o patrocinador", Sério?? Como é possível dar uma resposta desta? Lógico que a partir desse momento a credibílidade dessa blogger para mim ficou a 0! Outra coisa que por vezes caí-me mal é o fato de serem sempre as mesmas pessoas a ganharem giveaways em certos blogues. Ahaha

    Vá Nádia, desculpa este extenso desabafo... ;)

    ReplyDelete
  19. eu realizei um passatempo com uma revendedora da oriflame e kd acabou o sorteio para anunciar a vencedora nunca mais me respondeu aos emails e fiz isso com pelo menos mais duas pessoas.

    http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  20. Falando nisso, ganhei um giveaway no fashionlista,já passou um mês e meio e até agora não recebi nada!! É mesmo muito triste fazerem estas coisas.

    http://amulhereamoda.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  21. Já tinha lido sobre o assunto quando saiu o tal comunicado e começou a rodar por toda a blogosfera e desde então que vou apanhando pequenas informações sobre o assunto.

    Lembro-me de ter visto esse giveaway e ter achado muito esquisito pelo que nem participei e a verdade é que, como já muitas leitoras disseram.. quando existe um giveaway em que não é preciso qualquer tipo de "like", partilha ou o que seja em relação À marca do produto então aí é mesmo para desconfiar. Vá lá que houve alguém com cabeça e vontade para fazer o que a senhora fez e descobrir isto tudo.

    mas agora.. os likes e isso e as pessoas sentirem-se mal em serem enganada deveria ser reflectido nos likes que desaparecem e número de seguidores por exemplo.

    ReplyDelete
  22. já ganhei um passatempo e nunca recebi o prémio...por isso já estou pra tudo ...enfim

    ReplyDelete
  23. Pior que isso, já me aconteceu "ganhar" uma Giveaway e depois nem sequer receber o suposto prémio. LOL

    ReplyDelete
  24. Eu não sabia disto e estou extremamente chocada com isto tudo. Como é possível alguém fazer isto? :o

    ReplyDelete

Partilha o que pensas e não te acanhes! ;)
Se fizeres alguma questão directa, eu responderei no post! Para receberes um aviso com a resposta basta clicares em "subscribe by email".

Se preferires, podes contactar-me por e-mail (myfashioninsiderblog@gmail.com) ou através da página do Facebook (sou mais rápida)!

P.S. Aqui há espaço para críticas, mas insultos, ataques pessoais e demais despropósitos não serão publicados!

ShareThis