09 July 2014

Opinion | Dos sorteios frustrados ou de como a desonestidade prolifera na internet



Já antes vos falei por aqui de giveaways falsas e de bloggers & burlas...mas hoje o assunto é um pouco diferente!
Venho falar-vos de uma situação que, infelizmente, pode afectar-nos a nós, bloggers, por mais boa-vontade que tenhamos:
quando as lojas com as quais planeamos sorteios faltam ao combinado e não enviam o prémio aos vencedores!
A mim aconteceu-me já por duas vezes, com lojas no Facebook: Sébom e Brincos de Sonho.
Talvez já vos tenha acontecido também.
Pelos vistos a desonestidade prolifera (também) na internet, onde é fácil num dia comprometermo-nos a algo 
e no outro fugir com o rabo à seringa!
Sei que sobreviver não deve ser fácil para as lojas deste tipo, mas quando se assume um compromisso,
devemos honrá-lo!
Quando não o conseguimos fazer, uma palavra de consideração é o mínimo.
Em nenhum dos casos a tive, e apenas soube deste incumprimento através das leitoras que ficaram sem o prémio acordado!

Pois bem, eu resolvi tomar uma posição, para evitar estas situações desagradáveis que, 
ainda que indirectamente, eu permito que aconteçam!
A partir de agora, as lojas de Facebook que queiram patrocinar um sorteio no My Fashion Insider  terão de me enviar o prémio antes deste começar 
e eu mesma enviarei o mesmo ao vencedor no final do mesmo!
É algo óbvio, sim, mas bastante simples e eficaz!
Terei o encargo extra dos portes, claro, mas prefiro ser eu a controlar a situação e ter os meus leitores a receber os prémios designados!

Que vos parece? Já estiveram perante esta situação, como bloggers ou leitores?
Como lidaram?

23 comments:

  1. A mim aconteceu-me com uma marca (Malonas) e com uma designer que ia (supostamente) trabalhar no layout do meu blog e nunca o fez.
    Escusado será dizer que deixam de responder a emails e simplesmente ignoram a nossa existência mesmo depois de termos contribuido com centenas ou milhares de likes para as suas páginas. SHAME!

    <3

    ReplyDelete
  2. Aconteceu-me isso duas vezes, um blog que tinha patrocinio de uma loja, ora a loja andou a engonhar comigo até que desisti de a contactar e o blog ainda teve a lata de me dizer que eu é que tinha que tratar da situação e não eles.

    E outra vez que o blog é que ficou de contactar a pagina e a mim diziam me, sempre com semanas de intervalo, que a pagina em questao dizia que ja tinha enviado.

    Não sei se agiram de má fé ou não, mas que é chato é, depois deixam de responder....

    ReplyDelete
  3. Ora aí está uma excelente ideia! :D

    ReplyDelete
  4. Já aconteceu comigo, quer como blogger, quer como seguidora.

    Como blogger, já tive de comprar prémios extra para enviar a quem tinha ficado sem prémio, e como seguidora fiquei sem prémio.

    Por isso, tento sempre que as lojas enviem para mim, para eu proceder ao envio.

    ReplyDelete
  5. Penso que seja uma boa atitude da tua parte, porque sem teres culpa podes acabar por não ter prémio para oferecer num sorteio.
    A mim isso nunca me aconteceu, mas já apanhei sorteios que acabam, e a página nunca mais publica quem ganhou, ou "abandona" a página no facebook, o que é mau.

    ReplyDelete
  6. Nunca me aconteceu nenhuma situação semelhante e acredito que não seja nada fácil de lidar com algo do género!
    Beijinho*

    http://theinsideofvogue.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Acho que infelizmente já aconteceu a muita gente! Até comigo! o que faço, mas que nem sempre dá, é andar sempre em cima das lojas, a marcar sempre até me responderem! deixo mensagens e ate se for preciso envergonho no mural do facebook! já fiz isso e consegui o meu premio! enfim... acho que fazes bem em pedir o premio 1º! :) Beijinhos!

    ReplyDelete
  8. Falo da parte das lojas que participam neste giveaway...sinceramente faz-me uma confusão brutal como é que alguém se dispõe a ver a sua imagem manchada por meia dúzia de likes. Acho triste e sem dúvida nenhuma um motivo para NUNCA optar por comprar nada nessas lojas...o problema é que as pessoas afectadas acabam sempre por ficar com reservas a tudo o que é loja online, pagam os justos pelos desonestos :s

    ReplyDelete
  9. Já me aconteceu também e também já tomei essa medida, tanto que não tenho tido sorteios patrocinados...
    Mas é melhor assim do que as leitoras ficarem sem o seu prémio e nós impotentes por causa da desonestidade de outros :/
    Beijinhos xx

    ReplyDelete
  10. Já fiz vários passatempos com a minha loja online, acontecia-me e depois eu é que me tinha de responsabilizar pelo prémio, é mesmo chato. Concordo perfeitamente com o teu método. Já agora que tipo de parecerias em passatempos aceitas?

    ReplyDelete
  11. Também me aconteceu com essa tal loja Sébom... É uma tristeza haver tanta desonestidade e falta de respeito por causa de meia dúzia de likes!

    ReplyDelete
  12. ja me aconteceu so como seguidora, ainda tou pra receber um premio q ganhei desde fev !! lol contando ng acredita.

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  13. Eu fui a segunda vencedora da loja Sébom. Confesso que recebi um email a falar do voucher, mas quando fui à loja achei os preços tão exorbitantes, que juntamente com a falta de paciência e dinheiro deixei passar na altura. Mas realmente passado um tempo deixei até de ter acesso à loja :\ Tenho pena que a vencedora da pulseira nunca tenha recebido a mesma.

    Em relação a prémios não recebidos, aconteceu-me uma vez com a Escape Shoes, que até é uma loja bastante conhecida de todas. Ganhei umas chinelas de praia da FLY London à escolha duma selecção feita por eles, e juntamente com a ajuda preciosa da blogger, tivemos de perseguir várias vezes por uma resposta da parte deles. Tanto os "melgámos" que passado uns dois meses, lá recebi uns chinelos, da marca mas não os por mim escolhidos.

    Enfim, é triste toda esta situação. Mas acho que antes ficar pendurada com um prémio, do que com uma compra feita online!

    Joana Leitão

    ReplyDelete
  14. Não tinha ideia de que isso acontecia mas a tua atitude de preocupação com os leitores é de louvar.
    É triste que existam lojas assim...

    ReplyDelete
  15. nunca tive problemas como blogger.. só houve uma situação que ainda hoje, sinto arrepios quando relembro da triste historia que tive com uma parceira.
    Tinha enviado vários emails, mensagens privadas para a pagina, até ao perfil pessoal e nada! Até que semanas depois, recebo a seguinte noticia: "Anabela, desculpe intrometer-me mas não pude deixar de ver o seu comentário no perfil da _________, e como fui colaboradora da Vanda neste projecto (como ilustradora de alguns trabahos) sinto-me na obrigação de lhe responder e dar alguma satisfação... apenas para que não fique com a ideia de que é alguma má vontade... infelizmente a Vanda teve um problema grave de saúde e faleceu foi em março... dia 15 Um beijinho **e lamento ser a portadora desta triste notícia..." caiu-me tudo ao chão! Não há andamento na página.. no perfil pessoal, existe só mensagens de tristeza.. foi um choque receber esta noticia. :(

    ReplyDelete
  16. Como blogger felizmente nunca me aconteceu, mas do outro lado sim! Ainda era nova por estas andanças e fiquei triste de nao receber o premio, e portanto hoje ainda tenho mais medo que isso aconteça ao contrário. Odeio falta de palavra!

    Isa M., Tic Tac Living

    ReplyDelete
  17. Eu já estive nas duas situações. Já fiz um sorteio no meu blog, o qual nunca enviaram o prémio à vencedora. E também já ganhei um sorteio e nunca me enviaram o prémio. Mas eu percebi perfeitamente a posição da blogger
    Fazes bem tomar essa atitude ;)

    ReplyDelete
  18. Estou a fazer agora o primeiro giveaway do meu blog, espero que corra bem! Mas obrigada pelo aviso, Nádia :)

    http://indigo-lights.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  19. Uma boa e correcta ideia.
    Bom fim de semana.

    ReplyDelete
  20. O que eu digo a isto é: karma is a bitch. E essas empresas, ao se oferecerem para manter o cumprido e não o fazerem, há-de voltar para elas. Só prova que és boa pessoa por continuares a enviar o prémio que prometeste ao vencedor.
    É nestas situações que vemos que somos muito "maiores" do que essas empresas.

    Um beijinho.
    Ana,
    http://lights-colours-sounds.blogspot.co.uk/

    ReplyDelete
  21. é de louvar a tua atitude! tens poder para meter essas condições, não és tu de certeza que precisa dos likes! ;)
    eu nunca ganhei nada nem nunca fiz um giveaway mas acredito que seja chato para a,bas as partes. blogger e seguidora, que. loja nãp cumpra o prometido. ajeitam-se a serem humilhados em "praça pública" por uns brincos ou vouchers de 10% de desconto... se lhes custa muito cumprirem. enfim!

    ReplyDelete
  22. Eu nem sou muito ingénua mas não estava à espera que isso de facto acontecesse assim tanto sobretudo em blogs maiores como o teu. De facto temos de estar sempre de pé atrás :(

    http://limiteditionblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  23. Olá!

    Eu já patrocinei diversos passatempos em blogs, bem como já fiz passatempos no meu e ,como vejo que pelos comentários aqui colocados nenhum retrata a situação pela qual passei, decidi também deixar outra perspectiva da situação :)

    No meu caso aconteceu-me pedirem que eu patrocinasse um passatempo num blog, que ainda tinha pouca visibilidade, com um produto da marca da qual sou revendedora. O facto do blog ainda ser "pequeno" não me importou, pois costumo muitas vezes fazer parcerias para divulgação de blogs que ainda estão a começar. A questão é que dessa vez o vencedor do dito sorteio, que depois passou a ser a pessoa nº X que gostasse da página no facebook, "calhou" ser o "irmão" dela e, como era um produto feminino, ia ela ficar com ele...tudo por mero acaso. Ela já me tinha pedido por diversas vezes que lhe enviasse produtos para fazer reviews (o que eu recuso por outras situações de desonestidade pelas quais passei) e depois disto acontecer (que obviamente não me pareceu coincidência), deixei de enviar os produtos para quem organiza os passatempos e responsabilizo-me eu pelo envio do prémio (isto porque envio inclusive por correio registado, para ter a certeza que chega ao destino). O facto de já ter tido diversas experiências anteriormente com envio de produtos que depois não são utilizados para o fim inicialmente previsto, também me ajuda a manter a minha posição relativamente a este tipo de questões.

    No teu caso, Nádia, penso que ninguém iria duvidar que efectivamente fizesses o sorteio e o enviasses ao vencedor devido à visibilidade do teu blog, mas também tens sempre a alternativa de colocar na informação do sorteio que a responsabilidade de envio do prémio é do patrocinador, ficando assim salvaguardada.

    Até porque há várias situações possíveis que podem acontecer (se o envio não for registado) em que nem sempre a culpa é da loja/ patrocinador, caso o vencedor diga que não recebeu o seu prémio: 1) o patrocinador envia o prémio, mas é extraviado pelos correios e não chega ao vencedor; 2) o patrocinador envia o prémio, é entregue noutra morada ou a outra pessoa e não chega ao vencedor; 3) o patrocinador envia o prémio, o vencedor recebe-o mas diz que não recebeu, para ver se ganha algum extra (sim, isto também acontece....). A desonestidade dá para os dois lados, por isso cada um de nós precisa de se salvaguardar da melhor forma possível.

    ReplyDelete

Partilha o que pensas e não te acanhes! ;)
Se fizeres alguma questão directa, eu responderei no post! Para receberes um aviso com a resposta basta clicares em "subscribe by email".

Se preferires, podes contactar-me por e-mail (myfashioninsiderblog@gmail.com) ou através da página do Facebook (sou mais rápida)!

P.S. Aqui há espaço para críticas, mas insultos, ataques pessoais e demais despropósitos não serão publicados!

ShareThis